Submissão de Trabalhos
NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
As línguas oficiais para elaboração dos resumos expandidos são o Português e o Inglês. Somente serão publicados os resumos expandidos aprovados pela Comissão Científica.
O Autor principal deverá estar previamente inscrito e com a inscrição paga no congresso. Cada autor inscrito poderá encaminhar no máximo dois trabalhos com no máximo cinco autores.
Os resumos expandidos deverão ser encaminhados, impreterivelmente, até as 18h00 do dia 03/05/2013 (horário de Brasília), sendo de inteira responsabilidade as informações existentes no texto, que devem estar revisadas e referendadas de acordo com as normas do Comitê Científico do Congresso.
É importante que os resumos expandidos sejam cuidadosamente revisados antes do envio. Trabalhos que estiverem fora das normas serão excluídos automaticamente.
Todos os resumos submetidos serão avaliados pelo Comitê Ético e Científico, das diversas especialidades, em que se enquadram os trabalhos.
Áreas:
Gastronomia;
Ciência de Alimentos;
Nutrição;
Antropologia da Alimentação;
História da Alimentação;
Educação e Gastronomia;
Outros.
E-mail para envio de trabalhos: cigca@ufc.br
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO
- O resumo expandido deverá ocupar, até quatro laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.
- Os textos dos resumos expandidos devem ser organizados em: Título, Autores, Identificação dos autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.
- O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 (com exceção do título, nome dos autores, resumo e palavras-chave). Formato do arquivo, DOC.
- As citações no texto devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que são mencionadas no texto. Identificar as referências no texto por números arábicos entre parênteses. Exemplo: (2), (7,9,16). As tabelas e legendas também devem ser numeradas com algarismos arábicos.
- Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não serão aceitas na elaboração do resumo expandido.
- A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional de Unidades.
- TÍTULO: Somente as iniciais em letras maiúsculas, tamanho 14, em negrito, espaçamento simples, alinhamento centralizado com, no máximo, 20 palavras, devem ser apresentados em Português.
- Após duas linhas (espaços simples) do TÍTULO, deverá aparecer os Nomes Completos dos Autores com identificação numérica sobrescrita, um em cada linha, após indicar a titulação e a instituição a qual o autor pertence. Ao final deve ser colocado somente o e-mail do autor principal para fins de correspondência.
- Resumo: com no máximo 1200 caracteres, justificado e em espaçamento simples. Redigido na forma direta e no passado destacando a importância do assunto, o objetivo do trabalho, como foi realizado (metodologia), os resultados alcançados com dados específicos e seu significado estatístico (se possível) e as principais conclusões, ou seja, abrangendo todas as seções do resumo expandido sob forma condensada. Não deve conter referências. Apresentado como parágrafo único.
10. Palavras-chave: inseridas após o resumo, depois de um espaço simples e com alinhamento justificado. Incluir no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras, separadas por “ponto e vírgula”, as quais NÃO devem estar presentes no TÍTULO DO TRABALHO.
11. Introdução: deve ser breve e conter no máximo 1200 caracteres com espaço 1,5. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. No último parágrafo deverão constar os objetivos do trabalho realizado.
12. Material e Métodos: deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.
13. Resultados e Discussão: deve apresentar informações claras e concisas das observações relevantes que, conforme a natureza do trabalho, deverão apresentar a análise estatística. A discussão deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. O conteúdo deve ser informativo e, pode ser apresentado na forma de Tabelas e/ou Figuras. Nesse caso, as Figuras ou outras ilustrações devem ser autoexplicativas assim como elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução.
14. As Tabelas e/ou Figuras (gráficos e desenhos) devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos com título fixado acima das mesmas. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
15. Conclusões: deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.
16. Referências: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, na ordem em que são mencionados no texto. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados.
Exemplos de referências
Livro
BACCAN, N. et al. Introdução à semimicroanálise qualitativa. 6. ed. Campinas: EDUCAMP, 1995. 295 p.
Capítulo de livro
SGARBIERI, V. C. Composição e valor nutritivo do feijão Phaseolus vulgaris L. In: BULISANI, E. A. (Ed.). Feijão: fatores de produção e qualidade. Campinas: Fundação Cargill, 1987. cap. 5, p. 257-326.
Artigo de periódico
KINTER, P. K.; van BUREN, J. P. Carbohydrate interference and its correction in pectin analysis using the mhydroxydiphenyl method. Journal Food Science, v. 47, n. 3, p. 756-764, 1982.
Artigos apresentados em encontros científicos
FERREIRA, D. F. Análises estatísticas por meio do Sisvar para Windows versão 4.0. In: REUNIÃO ANUAL DA REGIÃO BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 45., 2000, São Carlos. Anais… São Carlos: UFSCar, 2000. p. 255-258.
Tese e Dissertação
CAMPOS, A. C. Efeito do uso combinado de ácido láctico com diferentes proporções de fermento láctico mesófilo no rendimento, proteólise, qualidade microbiológica e propriedades mecânicas do queijo minas frescal. 2000. 80 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos)-Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
Trabalhos em meio-eletrônico
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In:
SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.
Legislação
BRASIL. Portaria nº. 451, de 19 de setembro de 1997. Princípios gerais para o estabelecimento de critérios e padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 set. 1997. Seção 1,
n. 182, p. 21005-21011.